quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Fazendo da mentoria um encontro bilateral de trocas de experiências

Ter momento para pensar em conjunto é um importante ativo que devemos conquistar!
Somos quatro mulheres empreendedoras inquietas e com alta capacidade de conexão. Criamos uma “confraria” para degustarmos vinho, falarmos de negócios, gestão e coisas da vida... Mas essa confraria não teve uma função autocentrada e, logo estávamos a frente do Grupo “Somos Empreendedoras”, pensando em formas e estratégias para conectar mais mulheres e fortalecer o ecossistema empreendedor.

Agora em novembro, vamos completar um ano na gestão do grupo e, nesse período, desenvolvemos diferentes estratégias para provocar os encontros e as trocas entre nós e as demais empreendedoras. Fizemos encontros mensais e fechados para a criação de vínculos entre as participantes, encontros abertos para ganhar a cidade, campanhas no WhatsApp e outras ações de pesquisa e planejamento para estruturar o grupo.
Os resultados são dos tangíveis aos intangíveis, desde a criação de carteira de novos clientes, como vitrine para divulgação de serviços e produtos, parcerias de eventos, novos negócios, incentivo, e o mais importante, ao meu ver, a criação de uma cultura de relacionamento entre empresárias em um grupo que gera curiosidade e desejo de estar nele.

O fruto disso foi a realização da primeira mentoria coletiva do Somos, realizada no dia 26 de outubro, onde fomos sem medo de falar dos erros e dos acertos da jornada empreendedora, como uma forma de encurtar caminhos e encorajar a busca por soluções, tendo por base os mais diversos pontos de vista e experiências. Esse movimento é lento, requer paciência e muita credibilidade. Sinto que estamos no caminho certo!

Todos os créditos para o trabalho em equipe da nossa gestão (Graciele Davince, Thais Garcia, Vivian Garcia e eu Taiana Jung), das parcerias que nos fortalecem, em especial Marize Tolezano proprietária do salão Prya, que compartilhou os temas de liderança e gestão; Verônica Martins, jornalista que documentou nosso encontro, Ester Jablonski que levou seu olhar atento e presença emblemática; das empreendedoras que lá estiveram trocando conhecimentos e das nossas empresas que investem nessa causa para que possamos dedicar um pouco do nosso tempo em prol de uma ação coletiva. 
Em especial preciso fazer um destaque para a Gráfica Printmill que cuidou da nossa papelaria personalizada e da Logos Consultoria, minha empresa, que dispôs de ferramentas e do conteúdo customizado em gestão e planejamento estratégico para o encontro.


Como iniciei falando que somos inquietas, quero concluir falando que a inquietude nos move para novos desafios... e por isso, já estamos cheias de novos projetos para iniciarmos. Te convido para conhecer o Inspira.empreende nosso novo projeto, com a Chef Mila Cozzi, que será uma capacitação, de um dia, com diferentes abordagens e ferramentas sobre empreendedorismo (Instagram @inspira.empreende). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário