quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

 Como avaliar 2020?

Podemos começar dizendo que tudo ou quase tudo que planejamos para o ano teve que ser mudado, decisões inéditas tiveram que ser tomadas, sendo algumas difíceis de serem processadas e outras que nos levaram mais rápido aos resultados positivos.

Também tivemos mudanças de rotina que eram esperadas, mas que ainda estavam distantes, como por exemplo, o trabalho remoto! Novas palavras, problemas e soluções passaram a fazer parte do nosso dia a dia: “consegue ouvir?”; “seu microfone está desligado!”; “caiu...”; “não consigo projetar!” e tantas outras.

Percebemos que era possível, porém desafiador e cansativo, criar um novo modelo de home office, no qual o que era tabu, passou a fazer parte: a presença da intimidade doméstica nas reuniões de trabalho, desde o ambiente de casa, aos barulhos de interfone, latido de cachorro, voz de criança, entre distintas situações que transitaram do engraçado ao constrangedor. Simplesmente, a vida como ela é!

2020 mostrou que a dicotomia entre o profissional e o pessoal precisava ser revista! E foi a duras penas. Porque também revelou o tamanho da desigualdade! Seja em atenção a saúde pública, seja na distribuição de apenas 20% dos trabalhadores estarem em home office, seja na divisão de tarefas domésticas, onde mulheres estiveram sobrecarregadas, seja na saúde mental e tantos outros fatores que podemos elencar.

Por isso, apesar de tudo, em nossa avaliação, 2020 é um ano para ser lembrado como o ano que mexeu com as vulnerabilidades e evidenciou as disparidades, e com isso muita gente (pessoas e organizações) teve que se (re)posicionar e fazer a diferença!

Chegamos aos 6 bilhões de doações em prol de uma causa comum, nunca se falou tanto em responsabilidade social e coletividade. Mas a pressa e a necessidade fizeram tudo isso ser distribuído no chamado “apagar incêndio”. Apesar da brasa ainda estar acesa, ganhamos experiência, recursos e tempo para que as ações de 2021 ganhem mais abrangência, robustez, eficácia e sustentabilidade.

Se quiser contar com a nossa ajuda para avaliar e/ou (re)planejar os projetos, estamos fortalecidos e preparados para contribuir com ações que façam a diferença!

Conte conosco em 2021! Também estamos ao dispor para dialogar sobre o assunto em um café virtual ou em um bate-papo com a equipe.

Que 2021 venha com saúde, empatia e resiliência!

Um abraço fraterno! Fique segur@, mantenha-se saudável!

Gestores Logos

Taiana Jung & Rui Marcos



Nenhum comentário:

Postar um comentário