quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Avaliação que empodera e transforma

No dia 15 de outubro, dia emblemático em nosso calendário, pois é o dia do professor, iniciamos a trilha formativa da Logos Consultoria com o tema “avaliação empoderadora”, tema que tem conexão direta com o ser e o fazer do educador e da educação, pois foca na ampliação de horizontes e na apropriação de conhecimentos.

Abordar o tema avaliação sob a perspectiva do empoderamento das partes interessadas seja de um projeto, organização, sala de aula ou qualquer outra instância passível de ser avaliada é romper com paradigmas e, até mesmo, desafiar algumas práticas que colocam a avaliação no cruel papel de apontar erros, falhas e acima de tudo indicar culpados.

Digo isso, pois o conceito da avaliação que empodera, também, transforma! Pois ajuda os envolvidos a focarem nas competências, nas forças, compreender o contexto e não apontarem apenas o risco, o problema ou o déficit. Estimula os envolvidos a desenvolverem competências para que sejam sujeitos ativos que possam solucionar problemas e tomarem decisões mais assertivas.

Essa avaliação tem enfoque formativo, onde a reflexão do processo é fundamental para a correção de rotas e o aperfeiçoamento da prática, ainda no momento da execução de uma dada ação, possibilitando maior alcance dos resultados. Empoderar para transformar é dedicar-se aos interesses do coletivo, com olhar especial para a autodeterminação, a justiça social, a transparência e a sustentabildide.

Continuaremos com esse assunto na próxima publicação, depois da segunda trilha formativa, que ocorrerá no dia 28 de outubro, sobre os princípios avaliativos. Tema que se configura como norteador de um processo avaliativo rigoroso e de qualidade. Caso tenha interesse em participar, você pode se inscrever no Sympla. Como o nosso espaço é pequeno, ofertamos poucas vagas. 

Fonte: FETTERMAN, David. Avaliação empoderadora transformativa e pedagogia Freiriana: Sintonia com uma tradição emancipatória. Inn PATTON, M; GUIMARÃES,V. Pedagogia da avaliação e Paulo Freire: Incluir para Transformar. Rio de Janeiro: FRM, 2018.

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